Informações do produto

Livro - Arte e agência

Com este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell inova tanto a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.

Ficha Técnica

Informações técnicas
EditoraUbu Editora
TítuloArte e agência
Autor
Gell, Alfred, Pinheiro Dias, Jamille
Ficha técnica
Número de páginas400
Edição1
Data de publicação20.08.2018
IdiomaPortuguês
Código do produto
ISBN-10 - 8592886872 GTIN-13 - 9788592886875 ISBN-13 - 9788592886875
Peso aproximado
Peso do produto450.0 gramas.
Dimensões do produto
Produto(L x A x P): 13.0 x 22.7 x 20.0 cm.
Informações complementares
AutorAlfred Gell
GêneroArte, Cinema e Fotografia, Política
ISBN-108592886872
ISBN-139788592886875
SinopseCom este livro, o antropólogo britânico Alfred Gell inova tanto a leitura tradicional que a antropologia fez da chamada arte primitiva, como questiona a teoria da arte de um modo geral, ao adotar como eixo de seu argumento o conceito de agência. O autor defende que a obra de arte, produzida por indivíduos ou coletivamente, é dotada de intencionalidade, isto é, sua existência influencia os pensamentos e as ações de seu público. Criticando as teorias antropológicas e estéticas existentes que assumem um ponto de vista passivo, e questionando o critério que delega o status de arte somente a uma determinada classe de objetos e não a outras, Gell reformula a antropologia da arte como uma teoria da ação: objetos artísticos, carregados de intencionalidades, são agentes de relações sociais. Sua teoria lança mão, ainda, da noção de “objeto distribuído” da antropologia melanésia, de conceitos da psicologia dos padrões e das percepções e da semiótica, tomando exemplos provenientes de todo o mundo, desde a arte europeia (de Leonardo da Vinci a Duchamp), passando pela Índia, África, e em especial a Polinésia e a Melanésia, onde realizou seu trabalho de campo.
TítuloLivro - Arte e agência

Preços e condições de pagamento exclusivos para compras via internet, podendo variar nas lojas físicas. Vendas sujeitas a análise e confirmação de dados.

O Magazine Luiza atua como correspondente no País, nos termos da Resolução CMN no 4.395/2021, e encaminha propostas de cartão de crédito e operações de crédito para a Luizacred S.A. Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento inscrita no CNPJ sob o no 02.206.577/0001-80.

Magazine Luiza S/A - CNPJ: 47.960.950/1088-36

Endereço: Rua Arnulfo de Lima, 2385 - Vila Santa Cruz - Franca/SP - CEP: 14.403-471

® Magalu Empresas - Todos os direitos reservados.: https://magaluempresas.com.br